Avianca do Brasil
A empresa aérea Avianca do Brasil assume oficialmente o lugar da OceanAir no mercado brasileiro. O Grupo Synergy, holding que abriga as duas empresas, decidiu deixar apenas a marca Avianca para suas operações. A desativação9 da marca OceanAir é resultado do processo de reestruturação que teve início em 2008, quando a empresa precisou cortar gastos e investimentos. Na semana passada, o presidente da companhia de aviação, José Efromovich, apresentou ao mercado os novos aviões da empresa, o Airbus A319. A Avianca comemorou o recebimento da primeira aeronave, que já começou a operar de São Paulo para Brasília, Porto Alegre e Salvador. A Avianca vai usar duas das quatro novas aeronaves na ponte aérea Rio-São Paulo. As campanhas publicitárias de divulgação da alteração das marcas vão custar R$ 5 milhões à empresa.
Novos aviões
A meta da Avianca, agora, é ocupar o quarto lugar da aviação civil brasileira este ano, contra a fatia de mercado da OceanAir que era de 2,4% em 2009. Com as novas aeronaves, aumenta em 30% o número de assentos oferecidos. A previsão de investimento no Brasil para 2010 é de US$ 210 milhões, sendo 80% do total para a aquisição de aeronaves. Os recursos foram captados junto à operadora norteamericana de crédito Sky. Outro desafio da Avianca é oferecer crédito para que a nova classe média brasileira possa passar a viajar de avião. A empresa está modelando sistema de crédito que divida o valor das passagens em até 20 vezes. Segundo José Efromovich, as passagens não vão sofrer aumento nos preços em função dos novos investimentos. O Grupo pensa em abrir o capital da empresa no médio prazo.