Skip to content

No DF

Jade Hotel.Home.Office

15/07/2010

A Construtora Villela e Carvalho lança no dia 22 de julho, no Shopping Casa Park, o Jade Hotel.Home.Office. O empreendimento tem o conceito mixed use: reúne em um mesmo complexo flats, salas, lojas e bangalôs de alto-padrão. Os flats são divididos em três categorias: apartamento comum, cobertura com terraço e bangalôs, abastecidos por lojas de conveniência, um resort com área de lazer, um edifício com salas e lojas comerciais e uma praça de alimentação. O empreendimento deverá ser entregue em julho de 2013.

Wapa depilação

15/07/2010

A Wapa Depilação, empresa especializada em depilação definitiva e rejuvenescimento, chegou em Brasília. A clínica utiliza tecnologia de Luz Intensa Pulsada, mais avançada que o laser e também age diretamente na raiz do pelo evitando que ele volte a nascer. Segundo a sócia-proprietária, Milena Lins, cada sessão custa R$ 65,00 e o tratamento requer, em média, de seis a oito sessões: “depois disso, são sugeridas sessões anuais para manter os resultado”, explica. A Wapa está na 201 norte.

50 anos no setor de indústria e abastecimento

15/07/2010

O Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) está completando 50 anos e estão programados diversos eventos para comemorar a data, com o corte de bolo de 49 metros em alusão à idade do setor. O SIA conta com cinco mil empresas e mais de 80 mil  trabalhadores, e concentra cerca de 60% da arrecadação de ICMS do DF. Circulam no local aproximadamente 300 mil pessoas diariamente. O evento é organizado pela Região Administrativa do Setor com o apoio do Sindicato dos Concessionários de Veículos doDistrito Federal (SINCODIV/DF).

4ª edição do Expo Money

15/07/2010

A 4ª edição da Expo Money, maior evento de educação financeira da América Latina, acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, das 13h às 21h30, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento reúne diversas empresas do setor financeiro como bolsa de valores, empresas de capital aberto, corretoras de valores e agências de informação. São cerca de 30 palestras com profissionais renomados sobre assuntos que vão desde o planejamento financeiro pessoal até como montar uma carteira de ações.

Fit 30min em Brasília

15/07/2010

A academia Fit 30min, inaugurada na Asa Sul no último mês de junho, recebeu um investimento inicial de R$ 500 mil durante dois anos de pesquisa até que fosse aberta a unidade. e ocupa um espaço de 300m². A empresa conta com personal trainners, nutricionistas, clínicos gerais, fisioterapeutas e pesquisadores da área de saúde. A Fit 30min trabalha com a tecnologia do equipamento Power Plate, que otimiza os exercícios para os praticantes, por meio de um ciclo de atividades físicas de 30 minutos. O método oferece garantias de resultados com um novo conceito na prática de exercícios físicos.

Cygnus no Fórum de gestão de empresas

01/07/2010

Fórum Gestão de Empresas Familiares, realizado em São Paulo, contou com a presença de representantes da Cygnus Imóveis. O evento reuniu os principais especialistas mundiais em gestão, que apresentaram diversos pontos de vista sobre as últimas ideias, tendências e conceitos mundiais em gestão. Entre os temas abordados no Fórum, destacaram-se: o impacto da globalização nas empresas familiares e nas famílias empresárias e como superar o lado sombrio.

O Boticário lança Kit Viagem das linhas infantis

01/07/2010

O Boticário lança Kits de Viagem Infantil para o banho Baby Boti, Spulókis, Sophie Teens e X-Boy Teens. Os kit foram elaborados, visando oferecer praticidade às mães na hora de organizar as malas para uma viagem com os filhos. As novidades são compostas de miniaturas de Shampoo, Condicionador, Sabonete, Esponja de Banho com formato personalizado e nécessaire. Os kits são em edição limitada e já estão disponíveis nas 2.840 lojas da marca em todo o País.

Sindiatacadista/DF faz caravana ABAD

01/07/2010

O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF) começa a mobilização de empresários atacadistas para formar a Caravana ABAD 2010. O Sindicato quer reunir associados para a participação na 30ª Convenção Anual Atacadista Distribuidor e da Sweet Brasil International (ABAD’ 2010), a maior feira da América Latina voltada para o setor atacadista e distribuidor. Em 2009, o Sindicato conquistou o prêmio “Maior Caravana Estadual por Região”, com um grupo de mais de 80 empresários. Neste ano, o evento acontece entre os dias 16 e 19 de agosto, em Curitiba, no Paraná. Informações sobre a Caravana: (61) 3561-6064/65.

Wixx começa a operar em Taguatinga

01/07/2010

A Wixx, empresa brasiliense especializada em redes de internet sem fio, continua com seu plano de expansão e, a partir desta semana, começa a oferecer cobertura em Taguatinga-DF. As Asas Sul e Norte, além da cidade de Águas Claras, já contam com os serviços da empresa. E a expectativa de crescimento não pára. Em julho, a Wixx começa a atuar no Sudoeste, no Cruzeiro Novo, na Octogonal e em diversas áreas do Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA). A Wixx é a única no DF com o padrão WiMax, ou seja, Internet sem utilização de fios, com conexão moderna, segura, estável e rápida.

Drogaria Rosário lança “Feras da Copa”

14/06/2010

A Rede de Drogarias Rosário entrou no clima da Copa do Mundo  e lançou a promoção “Feras da Copa”. Nas compras acima de R$ 35 de quaisquer produtos da drogaria, exceto medicamentos,  o cliente pode pagar mais  R$ 6,99 e levar para casa um dos  ‘ferinhas’ da Copa, mascotes que foram escolhidos em homenagem à África do Sul. São cinco ursos de pelúcia diferentes:  leão, rinoceronte, hipopótamo, vaca e girafa.  A promoção é válida até 20 de junho ou enquanto durarem os estoques.

Everton Pinheiro no mercado de eventos do DF

14/06/2010

A Everton Pinheiro Eventos e Publicidade é uma empresa de consultoria especializada em decoração, cerimonial e organização de eventos, que acaba de chegar no DF.  Entre os serviços oferecidos estão a assessoria gastronômica e a contratação de artistas nacionais e internacionais. A empresa realiza um trabalho cenográfico, que procura adequar o ambiente ao perfil do público e  aos objetivos do cliente. O capital de investimento inicial foi de R$ 25 mil,  além dos custos com a carteira de clientes e networking consolidados ao longo dos últimos 4 anos.

Baby Boom

14/06/2010

O comércio de Brasilia ganhou mais uma marca no segmento infantil.  A loja Baby Boom, inaugurada em maio, oferece ao público da capital uma grande variedade em brinquedos, acessórios e vestuário infantil.  O investimento inicial foi de R$ 200 mil na loja que ocupa um espaço de 250 m2. O projeto arquitetônico do ambiente prioriza o conforto e a praticidade, oferecendo um cantinho para a amamentação e troca de roupas do bebê, de forma a contemplar as crianças, mães e gestantes.  A loja está localizado em um ponto estratégico da cidade, na rua do bebê, na 410 sul.

Ecoponto recicla toneladas de pilhas e baterias

14/06/2010

O Ecoponto é um projeto sustentável do Pátio Brasil que reuniu, de janeiro a maio de 2010, duas toneladas de pilhas e baterias usadas, além de 56.619 lâmpadas fluorescentes. O material  já foi encaminhado para São Paulo para ser descontaminado e reciclado. O projeto começou em novembro de 2008 e se consolidou neste ano, quando recebeu maior incentivo e apoio da população. Os materiais podem ser entregues  no estande montado na Praça Central do Pátio Brasil, sempre no último fim de semana de cada mês.

Loja Burberry em Brasília

28/05/2010

A Burberry, marca inglesa de moda e acessórios, escolheu Brasília como sede de sua primeira loja na América Latina. O empreendimento ocupa 260 m² no Shopping Center Iguatemi e reflete a nova fase da Burberry, com um novo conceito de design, desenvolvido e assinado pelo diretor de criação Christopher Bailey.  A abertura da loja faz parte do plano de expansão da marca na região e, até 2011, uma nova unidade será aberta em São Paulo.

Fatto Arquitetura

28/05/2010

A Fatto Arquitetura foi inaugurada em Brasília há cinco anos pelas arquitetas Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfi. O investimento inicial foi de R$ 40 mil e hoje, além de atender o DF, a empresa tem projetos em Minas Gerais.  Segundo as proprietárias, o mercado mineiro é tão competitivo quanto o de Brasília. No entanto, devido ao alto poder aquisitivo e à segurança do funcionalismo público, os melhores negócios são realizados na capital. A empresa valoriza a arquitetura sustentável, oferece serviços de licenciamento ambiental e pretende expandir a atuação nessa área.

Itália Romântica no ParkShopping

28/05/2010

O ParkShopping investe mais de R$ 1 milhão na campanha Itália Romântica, desenvolvida para o mês dos namorados. De 1º a 30 de junho, a cada R$ 400 em compras, os clientes concorrem a 30 pacotes completos de viagem, com direito a acompanhante, para Roma, Florença, Milão e Veneza.  Os sorteios serão nos dias 7, 14, 21 de junho e 1º de julho.  Além da campanha, o shopping promove a exposição Itália Personale, com fotos de Graça Seligman, em cartaz até 22 de junho.

Aloha expande para três estados

28/05/2010

Aloha Eyewear, empresa brasiliense de óculos e acessórios, iniciou suas atividades comerciais em 2007 e já se expandiu para três estados: Minas Gerais, Amazonas e Goiás. Hoje, a Aloha é uma rede de franquias com 9 unidades e a expectativa é chegar a 20 até o final do ano. Com as novas lojas, Henrique Villar Romano, diretor da empresa, espera um faturamento acima de R$ 7 milhões em 2010. A Aloha lança cerca de oito modelos de óculos por semana, com designs que seguem os padrões da moda mundial e todas a lojas têm máquinas de testes para raios ultravioleta.

Doce Lar Dom Bosco

28/05/2010

A  Brookfield Incorporações firmou parceria com a Caixa para a comercialização do Doce Lar Dom Bosco, localizado na Cidade Ocidental-GO. O empreendimento está incluído no Programa Minha Casa, Minha Vida e contará com um subsídio de R$ 17 mil do total do financiamento de cada imóvel. Este ano, de um total de R$ 3,3 bilhões em lançamentos previstos, a incorporadora pretende direcionar 20% para empreendimentos populares. A primeira fase do Doce Lar Dom Bosco recebeu investimento de R$ 25 milhões para 350 casas de 46,5 m² cada.

Dia dos Namorados na Rede Pão de Açucar

28/05/2010

A Rede Pão de açúcar, que inclui as lojas Extra e Ponto Frio, espera aumento superior a 30% nas vendas para o Dia dos Namorados, em comparação ao ano anterior, e está reforçando os estoques. A rede espera maior procura pelos itens de tecnologia e beleza, como celulares, notebooks, porta-retratos eletrônicos, chapinhas e secadores. O Pão de açucar prepara-se também para aumento nas vendas de vinhos, fondues e queijos: são 1.300 caixas de fondue da linha La Fondue President, 100 mil caixas de Fondue de Queijo Suíço Tigre e 50 mil caixas da linha Fondue Suíço espalhados pelas unidades do Brasil.

Spoleto no FourSquare

20/05/2010

O Spoleto fechou parceria com uma rede social muito utilizada no exterior e que, pouco a pouco, vem se difundindo no Brasil: o Foursquare.  Por meio dela, o usuário informa onde está, vê onde outras pessoas estão, compartilha informações sobre atendimento e produtos, e dá dicas de lugares para os amigos. A ação começa em seis restaurantes no Rio e em SP, mas no futuro atenderá os outros 230 pontos da rede, inclusive Brasília.  A ideia é beneficiar os clientes mais ativos.

Emplavi investe em novos pontos de venda

20/05/2010

A Emplavi, empresa brasiliense do ramo de construção civil, está inaugurando novos pontos de atendimento no DF. De acordo com o gerente comercial da empresa, Wilson Charles, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos clientes aos empreendimentos que estão sendo vendidos na Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Noroeste e Águas Claras. Os novos pontos de vendas estão no Shopping Casa Park e no Restaurante Mangai, no Lago Sul.

Futuro promissor no ramo de TI

20/05/2010

A  WiMAX é uma nova tecnologia da área de comunicação, que chegou a Brasília em 2010 trazida pela empresa Wixx. A WiMAX tem recursos que melhoram a qualidade do serviço de acesso à Internet em banda larga. Segundo Antônio Jordão, diretor comercial da Wixx, Brasília tem um ótimo mercado para investimentos na área de Tecnologia da Informação e carecia dessa nova tecnologia,  que não necessita de fios, tem uma instalação rápida, melhor conexão e custos mais baixos.

Boticário lança projeto de vendas externas

20/05/2010

O Boticário está acrescentando, até o final do primeiro semestre de 2010, um novo canal de comercialização para os seus produtos: as vendas externas. O projeto piloto será implantado em duas cidades, ainda não selecionadas, e trará as informações necessárias para definir sua continuidade.  O projeto foi formatado nos últimos 18 meses, com base no modelo in Company, já é realizado por alguns franqueados da rede.  O material de vendas para o piloto, tais como demonstradores, revistas e formulários, estão em desenvolvimento.

ITC Vertebral investe em Brasília

14/05/2010

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) é uma empresa especializada no tratamento de doenças da coluna,  como hérnia de disco e lombalgias, que está no Brasil há dois anos.  A empresa tem mais de 16 franquias no país e  gera mais de 60 empregos.  A fisioterapeuta especialista em coluna, Ângela  Lepesqueur, trouxe para Brasilia, em abril deste ano, uma unidade da ITC Vertebral. O investimento foi de R$ 55.000,00, em infra-estrutura e máquinas especializadas. Informações: QI 5 do Lago Sul ou  3365-2555.

Avanzzo expande mercado

14/05/2010

A Avanzzo, que completa 21 anos em 2010, dá continuidade ao seu plano de expansão. A marca brasiliense de moda feminina inaugurou a sua quinta loja na cidade no Shopping Iguatemi. Em  2009, a Avanzzo colheu os primeiros resultados do crescimento da marca com a conquista do prêmio Mérito Industrial 2008 na categoria vestuário, concedido pela Federação das Indústrias de Brasília (Fibra). Também participou, pela primeira vez, do Fashion Business, a Feira de Negócios da semana de moda fluminense e pretende lançar a marca em outros estados.

Vivara expande em Brasília

14/05/2010

A joalheria Vivara inaugurou sua quarta loja em Brasília, desta vez no shopping Iguatemi.  Fundada em 1962, a Vivara é hoje a maior rede de joalheria do Brasil, com mais de 90 lojas nas principais capitais do País. A marca está em expansão e demonstra disposição para novos investimentos. Somente para neste primeiro semestre de 2010, inaugura mais três novas lojas: Joinville (SC); Shopping Cidade Jardim (SP)  e a do Shopping Iguatemi Brasília.  As novas coleções da Vivara investem no marketing do romantismo e feminilidade do universo do balé.

Mais uma loja Doctor Feet no DF

14/05/2010

Brasília ganhou mais uma loja da franquia da Doctor Feet, empresa especializada no cuidado dos pés. Os empresários e irmãos Caio e Hugo Barros investiram na proposta de um espaço de podologia e nauguraram uma nova loja no Terraço Shopping.  A loja tem 50m² e está localizada no subsolo shopping. Os empresários  investiram R$ 160 mil e esperam retorno num período de até 36 meses. A nova franquia da Doctor Feet foi planejada para realizar até 1200 atendimentos/mês. Os profissionais são capacitados e treinados pelo SENAC.

ID antecipa Garage Sale

07/05/2010

O Garage Sale, evento promocional realizado pelo ID  Shopping todos os anos,   foi antecipado para que não coincida com a época dos jogos da Copa do Mundo 2010. Todas as lojas oferecem descontos de 20 a 60% no período que vai de  03 de maio até 06 de junho. O superintendente do ID, Zoroastro Neto, espera  que o movimento do shopping aumente em torno de 20% e as vendas, em 15%. A partir de junho, o ID receberá novas lojas: a Cortina de Vidro, que funcionará no 1° subsolo; e a Etna, de decoração e móveis, que abrirá uma mega unidade ocupando o espaço de dez lojas.

Carros chineses chegam ao DF

07/05/2010

A Concessionária Dali, inaugurada na semana passada, começa a operar com novidades para o mercado local.  Os consumidores de Brasília já podem fazer o teste drive dos dois próximos lançamentos da Chery, empresa chinesa de ahutomóveis de baixo custo, no Brasil: o Cielo e o Face. Os empresários investiram R$ 2 milhões na construção e montagem da nova concessionária, que ocupa um espaço de 4 mil m² no SIA trecho 02 e tem uma infraestrutura completa, com show room, oficina mecânica, estoque de peças, sala de treinamento para funcionários, sala de espera para clientes, além de um cyber café.

Promoção especial Spoleto e Americanas

07/05/2010

O Spoleto, em parceria com as lojas Americanas, realiza promoção especial para as mães, que vale durante todo o mês de maio: os filhos,  acompanhados das mães, recebem 50% de desconto em qualquer refeição paga com o Cartão Americanas Itaucard.  O gerente de marketing do Spoleto, Antonio Moreira Leite, disse que a parceria da rede com as Americanas tem como objetivo aumentar o fluxo de clientes para as duas empresas e fomentar a utilização do Cartão Americanas Itaucard.  Além, claro, de homenagear todas as mães.

Winner Wellness Center em Taguatinga

07/05/2010

Taguatinga abriu a primeira academia que usa o conceito de qualidade de vida. A Winner Wellness Center vale-se dos princípios de  saúde e bem- estar para atender os clientes. Através de um monitoramento rigoroso, a Winner está equipada com aparelhos da ilatiana Technogym, os quais oferecem uma solução completa em fitness para biomedicina e reabilitação. Além de 54 professores e técnicos qualificados em saúde,  a academia conta  com um espaço de 1.500 m2 e tem  capacidade para atender 1.400 alunos . O proprietário Andre Maia investiu R$ 1.800.000,00 no negócio. A academia é a primeira de uma rede de franquias que pretende se expandir no país.

Campanha promocional para a Copa do Mundo

03/05/2010

O Alameda Shopping investiu R$ 350 mil em uma campanha promocional para a Copa do Mundo de 2010: a cada R$ 120 em compras, os clientes ganham tickets no mesmo valor, que podem ser trocados por relógios personalizados com temas de conquistas já obtidas pelo Brasil em outras edições da Copa. O cliente deve comparecer aos pontos de distribuição espalhados pelo centro de compras com o ticket e R$ 10 para trocar pelo brinde. Os valores de consumo em alimentação valem o dobro.

Shoppings investem em campanhas

03/05/2010

Segundo a Fecormércio-DF, os empresários esperam crescimento de 6,65% nas vendas para o Dia das Mães, em relação a 2009. Os shoppings do DF investiram em campanhas especiais para o Dia das Mães e esperam retorno superior a essa média: o Taguatinga Shopping investiu R$250 mil e espera um aumento de 15% nas vendas; o Terraço Shopping investiu R$100 mil e espera aumento de 5%; e o Brasília Shopping, um crescimento de 10%.

Drops of Joy investe no Dia das Mães

03/05/2010

A Drops Of Joy é uma das marcas nacionais que tiveram grande crescimento nas classes A e B nos últimos anos. Para atrair os clientes no Dia das Mães, a franquia de Brasília investe em uma linha variada de produtos e em promoções: a cada R$ 150 em compras, o cliente ganha um brinde exclusivo da marca. A Drops tem nove linhas de personal care, entre elas as fragrâncias Harmony, Fresh, Essentials, Happy Mix e a Amazonic Boat, que conta com açaí, andiroba e copaíba em sua formulação.

Venda de motos cresce 49,5% em março

20/04/2010

Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF) mostram que houve um aumento de 49,5% nas vendas de motos no mês de março, em comparação ao mês anterior. No total, foram comercializadas 1.793 unidades, contra 1.199, em fevereiro. Em relação a março de 2009, houve alta de 5,04% nas vendas. No entanto, no total de emplacamentos no primeiro trimestre houve queda de 14,9%, em relação a 2009. Para Sérgio Ricardo de Morais, diretor de Motocicletas do SINCODIV/DF, apesar do recuo no primeiro trimestre, há uma boa perspectiva de crescimento, já que os bancos têm facilitado aprovação de cadastros para o financiamento e o trânsito intenso da cidade aumenta a procura por motos. Segundo Sérgio, os resultados do mês de março são um prenúncio da recuperação do setor.

Dia das Mães no Parkshopping

20/04/2010

O ParkShopping prepara uma promoção para o Dia das Mães que, além de homenagea-las, visa incrementar as vendas no período. A cada R$ 400 em compras, o cliente ganha uma echarpe criada pelo estilista Lino Villaventura e a chance de concorrer a quatro Mercedes C180 Kompressor, no valor de R$ 125 mil cada uma. Segundo o superintendente do ParkShopping , Marcelo Martins, a expectativa é de que a promoção aumente em 15% o volume de vendas e em 10% a movimentação no shopping.

Natan espera aumento de 20% nas vendas do Dia das Mães

20/04/2010

A expectativa da joalheria Natan para o Dia das Mães é de que haja um aumento de 20% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. Cláudio Zohar, gestor da marca, atribui o otimismo à criação de uma nova linha, voltada para as mulheres, que chega ainda este mês à loja do ParkShopping, em Brasília. Em 2009, a joalheria Natan teve um crescimento de 20% em suas vendas, comparado a 2008: as jóias representaram 62% das vendas do ano e, relógios, 33% . A linha de peças que mistura ouro com prata, lançada pela Natan, foi a que mais cresceu: registrou um aumento de 1.380% se comparado às vendas da mesma linha em 2008. A loja de Brasília foi a que obteve o melhor resultado, com 21% das vendas, seguida pelas lojas de Ipanema, 13,3%, e do Rio Design Barra, 10,6%.

McDonald’s tem 22 restaurantes no DF

16/04/2010

Em 1987, a rede McDonald’s chegou a Brasília e hoje conta com 22 restaurantes, distribuídos entre a Capital e as cidades-satélites de Taguatinga, Guará e Sobradinho, gerando mais de 1500 empregos. Segundo o Diretor de Expansão, Dorival Oliveira, o McDonald’s sempre se pautou no crescimento local e Brasília reúne condições compatíveis com as estratégias de crescimento adotadas pela marca. O ritmo médio de inauguração no DF tem sido de uma loja por ano e a rede tem interesse em abrir novos pontos na região.

Famacotécnica, há 34 anos em Brasília


Rogério Tokarski inaugurou em Brasilia, em 1977, a farmácia de manipulação Farmacotécnica. A empresa possui hoje 180 funcionários; 8 unidades equipadas com laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos no DF, com coligadas nos estados de Goiás, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Amapá e Pará; uma indústria de cosméticos; laboratórios de controle de qualidade e uma chácara de cultivo de ervas. Tokarski participou da implantação do Curso de Farmácia na capital federal e presidiu a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), de 1992 a 1994. Segundo ele, há 34 anos, Brasília já apresentava um cenário promissor e muitas oportunidades de crescimento, fatores que foram determinantes para a escolha da capital como sede de seu empreendimento.


Brilho Bebidas, investimento recente no DF


A Brilho Bebidas, Charutaria e Delicatessem começou em Brasília em 1997, inicialmente no setor de bebidas e expandiu para os ramos de charutaria, delicatessen e acessórios gourmet. Hoje tem lojas na Feira dos Importados e no Gilberto Salomão, gerando emprego e renda na Capital. Cyro Torres, proprietário da Brilho, diz que no início foi difícil agradar o consumidor brasiliense, que é “exigente e viajado”, mas que isso levou a empresa a inovar e oferecer produtos de alta qualidade com preços razoáveis. Cyro diz que a escolha de Brasília para abrir sua empresa foi acertada: o mercado de bebidas tem crescido e a perspectiva para os próximos anos é boa.

Grupo Rosário-Distrital presenteia Brasília


Há 35 anos no mercado, a Drogaria Rosário é uma das empresas mais tradicionais de Brasília e sua história se mistura com a trajetória da cidade. Em 2009, a rede de drogarias cresceu 58% e, no mesmo ano, a empresa associou-se à rede Distrital e registrou um crescimento de 46%, gerando um total de 600 empregos. Com 7,5% do mercado do DF conquistado, o Grupo Rosário Distrital planeja expandir, este ano, para o estado de Goiás. No primeiro semestre de 2010 serão inauguradas duas lojas da Rosário, uma em Luziânia e outra em Valparaíso. A empresa investe constantemente na profissionalização e capacitação de seus colaboradores.

Palestra de luxo em Brasília

L’excellence, empresa de consultoria de luxo em Brasília, inaugura no dia 5 de maio, às 20 horas, no Hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, o ciclo de palestras na Capital. O evento contará com a presença da sommelier paulista Fernanda Vianna, que falará sobre “Os Rituais do Vinho”. A palestra terá duração de duas horas, com degustação de cinco estilos de vinhos de qualidade e um coquetel de encerramento. O investimento variam de R$ 200 a R$ 250, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail contato@lexcellence.com.br, até o dia 26 de abril. A L’excellence promoverá eventos como esse uma vez por vez, trazendo sempre uma personalidade conhecida nacionalmente.


Investimento em segurança pode evitar assaltos aos postos de gasolina no DF

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em 2009, houve 885 assaltos a postos de gasolina no DF. Irenaldo Pereira, presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (SINDESP/DF), afirma que os investimentos em tecnologia e vigilantes são de custo acessível para a empresas e podem evitar prejuízos, pois os obstáculos dificultam a ação dos bandidos. Segundo Irenaldo, o gasto com transporte de valores custa, em média, R$ 197,00: “É um investimento pequeno perto das perdas que o empresário pode ter caso ele não se previna”, opina.

L’excellence inaugura consultoria de luxo em Brasília


Dados da pesquisa Mercado do Luxo no Brasil, realizada pela MCF Consultoria & Conhecimento, empresa referência na América Latina em consultoria no negócio de luxo e premium, mostra que o setor movimenta em média R$ 4 bilhões por ano no país, com média de crescimento de 32% ao ano. Brasília ocupa a 3ª posição no ranking nacional com maior consumo de produtos sofisticados, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A L’excellence, empresa especializada no ramo de consultoria em gestão do luxo, abre uma de suas lojas na capital, visando atender os consumidores desse grupo. O propósito da consultoria é oferecer um atendimento diferenciado e de alto nível em lojas, hotéis, restaurantes, adegas, agências de viagens e joalherias. A loja está localizada no oitavo andar do Complexo Brasil 21.

Show de Morar Gama faz promoção


Quem já comprou um apartamento num dos prédios do Show de Morar Gama, empreendimento da Brookfield Incorporações, pode participar da ação promocional da empresa. Os proprietários de unidades tanto do Idealle quanto do Encanto poderão ganhar uma viagem de sete dias com acompanhante para o Beach Park Resort, no Ceará. Os clientes devem indicar cinco amigos para comprar uma unidade do Show de Morar Encanto e completar: “Indico meus amigos para conhecer o Show de Morar Gama porque…”. Os autores das três melhores frases serão premiados com a viagem e os amigos indicados Brookfield vai oferecer 3% de desconto na compra do imóvel.

Spoletto: best seller com preço especial


Na sua primeira ação de marketing do ano, o Spoletto reedita o clássico da cozinha italiana, o Spaghetti a bolognesa. Para o lançamento, o Spoleto investe, pela primeira vez, numa campanha em TV aberta no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O plano de mídia inclui TV a cabo nacional, mobiliário urbano no Rio e painel de Metrô na capital paulista, além de material nos pontos de relacionamento. O investimento total foi de R$ 1 milhão e a campanha é assinada pela Artplan. Com a campanha, a principal do semestre, o Spoleto espera aumentar em 10% as vendas e incremento de 5% no faturamento mensal.

Páscoa Solidária


O Shopping Liberty Mall receberá doações de chocolates até o dia 03 de abril e os distribuirão entre as crianças do abrigo Nosso Lar. A gerente de marketing do Liberty Mall, Priscilla Lacerda, considera o resultado da ação gratificante: “É muito bom ver o sorriso estampado no rosto de uma criança e gestos como esses podem mudar o dia delas e o nosso também”. A presidente da instituição, Nilce Serafini, enfatiza a importância da iniciativa: “pequenos gestos fazem toda a diferença!”. O Nosso Lar é um abrigo que recebe crianças enviadas pela Vara de Infância e Juventude de Brasília que, em muitos casos, passaram por situações de violência física e psicológica, são subnutridas ou filhas de pessoas marginalizadas pela sociedade.

Emplavi Social


O projeto “Emplavi Social”, desenvolvido pela Emplavi Realizações Imobiliárias, visa apoiar entidades sem fins lucrativos, como creches, asilos e casas de apoio do Distrito Federal, na reforma de fachadas e na revitalização do projeto arquitetônico. Segundo o presidente da empresa, Gil Pereira, muitas instituições não conseguem construir ou finalizar as obras por falta de recursos e isso compromete a estrutura dos locais. As inscrições podem ser feitas no site www.emplavi.com.br.

Aumento nas vendas de comerciais leves


Pesquisa do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV-DF) mostra que no primeiro bimestre de 2010 o mercado de comerciais leves do DF teve alta de 11,4% nas vendas, em comparação ao mesmo período do ano passado: 2449 contra 2199 carros emplacados. As marcas mais vendidas foram a Fiat, a GM e a Hyundai. A expectativa do setor para o ano de 2010 é a abertura de novas concessionárias e o lançamento de novos produtos.

Páscoa feliz


O Ações Sociais, programa do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF), doará 1000 ovos de Páscoa para cinco entidades do DF, no dia 31 de março. Segundo Janine Brito, vice-presidente do Sindiatacadista/DF, a doação cresce a cada ano: em 2009 foram distribuídos 800 ovos. O Sindicato desenvolve outros projetos sociais, como a Campanha Volta às Aulas, a Campanha do Agasalho e a Campanha do Dia das Crianças.

Boulevard abre novas lojas

Desde a sua inauguração, em junho de 2009, que o Boulevard Shopping vem ampliando seu mix de lojas com novas marcas. Neste mês de março, inaugura sua loja no shopping a a Opção, marca carioca com 20 anos no mercado. A Confidence Câmbio, a maior e mais respeitada empresa de câmbio do país, também se instalou no mall. O setor de farmácias está representado pela Droga Fuji, no mercado do DF desde 1968. Em abril, chegam mais duas lojas, a multimarcas feminina Santa e Tu&Tica, de moda infantil. Em breve, estarão instaladas no shopping o Ponto Frio, Lord Perfumaria e a Livraria Leitura.

Kopenhagen investe pesado na Páscoa


A Kopenhagen está contratando mais de 450 pessoas até o final de março para trabalhos temporários em suas lojas franqueadas. A marca espera para este ano uma verdadeira corrida às 260 lojas do território nacional e tem investido em novidades nas prateleiras. No Brasília Shopping é possível encontrar novos produtos: oito lançamentos entre ovos e produtos como coelhos e cenourinhas. Além dos chocolates, a Kopenhagem usa outras estratégias para atrair o cliente: a cada R$ 100 em compras na loja, o cliente ganha uma senha para concorrer a um ano de chocolate grátis e uma viagem, com direito a acompanhante, para conhecer a nova fábrica da marca, em Extrema (MG).


Anchieta investe em UTI modelo


O Hospital Anchieta, Taguatinga (DF), inaugurou nesta terça-feira, 16, uma Unidade de Terapia Intensiva que promete amenizar o atual quadro de carência de leitos no DF. Com a nova UTI, o Hospital soma 36 leitos, com 15 m² cada, aos 36 já existentes, em uma área de 2500 metros quadrados. Na tentativa de humanizar o ambiente hospitalar, o novo espaço conta com um centro cirúrgico interno, salas reservadas para que os familiares conversem com os médicos, além de espaço de conforto para os acompanhantes. O projeto levou 2 anos e meio para ser concluído e recebeu um investimento de R$ 23 milhões.


Cygnus aposta no Guará II


A Cygnus Imóveis acredita no Guará II como local que oferece qualidade de vida e, portanto, um bom investimento para o setor imobiliário. A empresa lança na região o Residencial Maestri, com entrega prevista para 30 meses. Localizado próximo à estação do metrô, perto do Park Shopping e do Carrefour, o empreendimento tem fácil acesso ao Plano Piloto e demais satélites. O conjunto residencial oferece as comodidades dos condomínios modernos. Todos os apartamentos têm vagas de garagem, com opção de vagas avulsas para venda. O Residencial Maestri foi o primeiro da região da Avenida do Contorno com unidades de mais de 100m²: No dia 26 de março, a Cygnus lançará um stand para comercialização, que também será feita pela Antares Engenharia.


Farmacotécnica promove Semana da Saúde


A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa 100% brasiliense, está cada vez mais voltada para ações de responsabilidade social. Com o objetivo de oferecer informações sobre qualidade de vida e a importância da prevenção, a Farmacotécnica realiza esta semana (16 a 19) a Iª Semana da Saúde, evento que passa a fazer parte do calendário da empresa, sempre na terceira semana de cada mês. Nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e profissionais de saúde estarão nas diversas lojas da rede dando orientações sobre alimentação, peso, fazendo teste de glicemia, tirando pressão.

Guerra dos “puxadinhos”


Os empresários de bares e restaurantes, representados pelo Sindhobar-DF, defendem a flexibilização da Lei dos Puxadinhos. Eles questionam o tamanho das ocupações em áreas públicas e o prazo para adequação na Asa Sul, que termina no dia 6 de abril. As novas regras estabelecidas pela Lei limitam o tamanho das construções em áreas públicas, definem o preço pelo uso das áreas e medidas de acessibilidade nas calçadas. Na Asa Norte, alguns comerciantes já demoliram espaços e outros entraram com ações na justiça: eles querem uma lei específica para a região. Os comerciantes da Asa Sul defendem que o prazo para adequação à Lei seja ampliado por um ano.

Aumentam vendas do setor automotivo


Em fevereiro, o setor automotivo do DF apresentou desempenho de vendas melhor do que no mês de janeiro, com crescimento de 12,1%. Este resultado é o segundo melhor, desde 2003, de acordo com dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV-DF): perde apenas para fevereiro de 2009. Para março, os empresários esperam um aumento nas vendas ainda maior por ser o último mês da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automotivo. Para Ricardo Lima, presidente do Sindicato, as vendas de veículos vão crescer este ano.

Feira de Intercâmbio Teen


A Central de Intercâmbio (CI) em Brasília promove, no dia 14 de abril, no Hotel Royal Tulip, a segunda edição da Feira Teen, evento que reúne instituições de diversos países em busca de jovens interessados em estudar fora do Brasil. Há programas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, Itália, Nova Zelândia, Austrália e Suíça. Pais e alunos poderão conhecer os programas de 30 expositores, com duas opções: intercâmbio teen, com duração de um mês durante as férias; e o high school, para alunos de 14 a 19 anos, com duração de um semestre ou um ano.

Políticas Públicas não alcançam artesãos do DF

Começa na sessão Brasil

No Distrito Federal, a situação dos artesãos não é diferente da apresentada no resto do país. O número de artesãos cadastrados no banco de dados da Secretaria de Estado de Trabalho do DF passa dos 13.000. Desse total, segundo a Secretaria, apenas 3500 estão registrados no SICAB, Sistema de Informações Cadastrais dos Artesãos do Brasil, o banco de dados do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). No entanto, para grande parte desses artesãos, o cadastro não tem sido garantia de benefícios. Entre aqueles que estão registrados, muitos afirmam não ter conhecimento desse registro, outros desconhecem o PAB e, portanto, não têm usufruído dos privilégios que o Programa concede.

A Secretaria informou que está atualizando os cadastros e que, apenas no ano de 2009, começou a alimentar o Sicab com os dados dos artesãos. Parece, porém, que muitos artesãos não foram informados sobre essa mudança. É o caso de Anésia Marques, artesã brasiliense, que trabalha com fibra há 25 anos e de Ramon Rocha, que trabalha com esculturas de metal. Ambos constam do banco de dados do Sicab: no entanto, Anésia desconhece o próprio cadastro e Ramon não sabe o que é o Programa. O resultado é que esses artesãos deixam de usufruir de seus direitos.

Jailson Ramalho, membro da Associação dos Artesãos do Gama, acha que o PAB não funciona em Brasília. Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Trabalho revelam que há em média 5000 artesãos filiados à associações no DF. Jailson considera o trabalho realizado pela Secretaria insuficiente para atender a demanda. “O conhecimento e os benefícios das políticas públicas não têm chegado à maioria dos artesãos alocados nas periferias do DF. Não conheço os benefícios do PAB. Se sou cadastrado não sei”, desabafa Jailson.

Por outro lado, João Gomes, artesão há 27 anos, credita o sucesso do seu trabalho ao Programa do Governo Federal: “Já viajei para outros estados através do PAB para expor em feiras e hoje sou convidado até para outros países. Devo todo meu sucesso como artesão ao PAB. O que o artesão precisa é de divulgação e comercialização, o PAB oferece exatamente isso. E conheci o PAB através da Secretaria”. Gomes diz que antes de conhecer o PAB, expunha suas peças, eventualmente, nas feiras realizadas pela Secretaria do Trabalho do DF, mas que essas são insuficientes: “Não dá pra viver de artesanato em Brasília só com as feiras da secretaria do DF”, afirma ele.

Rogéria Santa Cruz, analista e gestora do projeto de Artesanato do Distrito Federal, coordenado pelo Sebrae, destaca a dificuldade que o projeto encontra para chegar às classes menos favorecidas e em atender a todos os artesãos da região. “ Trabalhamos com artesãos cadastrados na Secretaria do Trabalho, mas é muito difícil encontrar e ajudar os artesãos de toda a região”. Rogéria diz que a maioria dos artesãos permanece sem receber os benefícios à que tem direito, pois o Sebrae não tem condições de chegar a todos os artesãos espalhados pelo Distrito Federal.

Desinformação do artesão ou trabalho insuficiente da Secretaria, o fato é que, apesar da iniciativa do Sebrae, dos esforços conjuntos entre a Secretaria do Trabalho do DF com o Programa de Artesanato Brasileiro, a classe não está sendo devidamente atendida. Alcançar os artesãos e manter um banco de dados que seja capaz de fornecer um perfil seguro da classe que auxilie o Governo na elaboração de políticas públicas de qualidade tem sido o gargalo do Programa desde a sua implementação. Hoje, quase 15 anos depois, a realidade demonstra que o quadro continua praticamente o mesmo. Muitos dos artesãos que hoje são bem sucedidos buscaram alternativas de forma independente para colocarem seus produtos no mercado.

Iniciativas individuais que deram certo No DF

Associação Coperunião

Nicole Monteiro da Silva é artesã e presidente da Associação Coperunião de São Sebastião. Nicole começou o seu trabalho com materiais recicláveis em 2000 e tem lutado para manter-se no mercado. Surpresa com a quantidade de lixo produzido em sua cidade, resolveu enfrentar o desafio de formar a primeira associação de São Sebastião, o que só foi possível com o apoio do SEBRAE e da população local. Nicole prioriza a inovação: “Fazemos um trabalho diferente e humano: transformamos lixo em arte e contribuímos com o meio ambiente”. Hoje, a maior dificuldade que a artesã enfrenta é a burocracia: “Como nós não somos uma empresa, perdemos trabalhos grandes porque não podemos emitir nota fiscal. O SEBRAE oferece incentivos, mas estes não atendem as associações sem fins lucrativos, que é o nosso caso”.

Cobogó

Mariana Dapp é exemplo de iniciativa individual: cansada da burocracia das políticas públicas e das dificuldades de comercialização de seus produtos, abriu seu próprio negócio, a loja Cobogó (704/5 Norte). A proposta é reunir e ofertar produtos de artesãos de Brasília e de outras regiões do país. Mariana oferece aos artesãos um local cujo conceito artístico agrega valor à sua marca, com os produtos expostos em horário comercial, vendedores, embalagens, serviço de divulgação e recepção no estilo café-bar.

Mariana não se conforma com as dificuldades que os artesãos enfrentam para se inserirem nos programas do Governo: “Existe um padrão rígido, pré-estabelecido do que é o artesanato, do material que se pode utilizar, das técnicas usadas, da preservação da identidade cultural da região e do quanto se pode faturar. Mas Brasília tem 50 anos, nossa referência são os prédios do Niemeyer, é a modernidade, o contemporâneo. Qual é a identidade cultural de Brasília? Aqui tem gente de todo lugar”. Mariana disse que o Cobogó é resultado de seu investimento pessoal.

Associação das Bordadeiras de Taguatinga

Glaucemaria Rodrigues é artesã há 15 anos em Brasília e começou a expor seus trabalhos em feiras de Taguatinga em 2000. A instabilidade nas vendas levou a artesã a buscar ajuda do SEBRAE para fundar a Associação das Bordadeiras de Taguatinga: “Eu via que o meu problema era o mesmo de minhas colegas: Um dia vendíamos bem, mas em outros não vendíamos nada. Então tive a ideia de reunir todas em uma Associação”.

O projeto foi concretizado em 2001 e hoje a entidade tem mais de 60 associadas e cada uma ganha em média R$ 600 ao mês: As Bordadeiras de Taguatinga trabalham com o resgate do bordado tradicional e retiram da flora do cerrado a matéria-prima para fazer colchas, almofadas e até sofás. Glaucemaria acha possível viver do artesanato, desde que o artesão tenha a iniciativa de procurar incentivos.

Escultor de metais

Ramon Rocha, nascido em Minas Gerais, adotou Brasília e, por influência do pai, iniciou o trabalho com metais. Pelo ofício de transformar metais em arte, Ramon está cadastrado na Secretaria do Trabalho do DF desde 2001. Sobre o PAB, ele foi reticente: “Sou cadastrado no PAB, mas eu não estou sabendo sobre os benefícios. Na verdade, não sei o que é o PAB. A Secretaria do Trabalho nunca me falou sobre isso. Não tenho muito tempo para correr atrás dessa burocracia”. Ramon orgulha-se de ter conseguido, por meios próprios, a visibilidade de que seu trabalho precisa para garantir o sucesso: “Já estive na Ana Maria Braga e em outros programas de TV e isso faz minha arte ser procurada”. Ramon Rocha as vezes paga para expor em feiras, mas afirma que 60% de seus clientes chegam até ele graças à visibilidade que conseguiu com a qualidade do seu trabalho e a exposição na mídia.

Maior número de mulheres na segurança privada


O preconceito e o trabalho que envolve uso de força e armas de fogo não intimidam as 700 mulheres que trabalham com segurança privada no DF. Elas são mais requisitas por lojas de departamento e empresas promotoras de eventos, mas estão presentes nas demais áreas. Segundo o presidente do Sindesp-DF, Irenaldo Lima, as empresas optam por essas profissionais para atender mulheres e evitar constrangimentos legais. A vigilante Jaqueline da Silva diz que não vê diferenças entre vigilantes homens e mulheres: “Nós podemos fazer tudo o que os homens fazem. Nós somos passamos pelo mesmo treinamento.

Lopes Royal amplia investimento no Noroeste


O Riviera Noroeste é o quarto empreendimento imobiliário comercializado pela Lopes Royal no primeiro bairro ecológico do Brasil, o Noroeste, na capital federal. O valor geral de venda do imóvel, que ainda está em construção, é de R$ 75 milhões. O novo edifício abriga 72 apartamentos de três e quatro quartos, incluindo 12 coberturas, e está localizado próximo a parques, a shopping centers, a hipermercados, com saída direta para a EPIA, Lago Norte e Eixão. O prédio tem acabamento de luxo e infraestrutura eco-tecnológica, construído e incorporado pela Soltec Engenharia.

Atacadistas do DF se preparam para Semana Santa


Mal acabou o carnaval, os atacadistas do DF começam a se preparar para as vendas da Semana Santa. O domingo de Páscoa, que este ano cai no dia 4 de abril, é uma das comemorações responsáveis por considerável aumento nas vendas de vinhos, frutos do mar e chocolates. O Sindiatacadista-DF espera um resultado de vendas superior a 15% este ano, uma vez que estão cada vez mais longe os efeitos da crise internacional. Segundo nota divulgada pela entidade, a expectativa das vendas leva em consideração os novos lançamentos de chocolates que serão apresetnados ao mercado neste início de ano.

O empresariado do DF comemora a nova Lei do Inquilinato


A nova Lei do Inquilinato, em vigor desde o dia 25 de janeiro, foi comemorada pelo empresariadodo DF. O diretor da Rede Brasília de Imóveis, Robson Cunha Mol, diz que a norma beneficia proprietários e bons inquilinos: “Estamos confiantes que, com a legislação, o setor vai crescer.” O presidente do Secovi-DF, Miguel Setembrino, acredita que a nova legislação representa um grande avanço. Para Setembrino, merece destaque a ação de despejo, que antes da lei poderia demorar até seis meses, e que pode ser resolvida agora em 30 dias. Ele acredita que a nova lei vai encorajar os proprietários a alugarem seus imóveis.

Brookfield inicia Allegro: é o Show de Morar Ceilândia


A Brookfield Incorporações iniciou as obras de novo imóvel, o Allegro, do programa Show de Morar Ceilândia, um dos sucessos de venda da incorporadora em 2009. “O Allegro trará à região um novo conceito de morar bem, com conforto, diversão e segurança”, garante Rubens Oseki, superintendente comercial da Brookfield no DF e GO. A primeira torre do Allegro será entregue em agosto de 2011 e deverá estar todo pronto em abril de 2013. Segundo Marcelo Borba, diretor executivo de construção para o Centro-Oeste, a estratégia de investir em empreendimentos como o Allegro, localizado em Ceilândia, atende a uma demanda das cidades-satélites do DF.

Por uma Brasília Responsável


O senador Adelmir Santana (DEM-DF) se posicionou contra uma intervenção federal no DF. O senador defende a continuação das investigações e chama os brasilienses para um projeto de reconstrução de uma Brasília Responsável. Adelmir Santana fala em nome de muitos dos empresários que se estabeleceram em Brasília ao longo dos 50 anos de vida da capital federal. Para o senador, uma intervenção federal vai significar o cerceameto das liberdades do povo brasiliense, principalmente o de voto, além de refrear as atividades empreendedoras: Ö custo de umaintervenção federal é muito alto e o povo brasiliense não merece ter que abrir mão de suas conquistas”.

Unique investe em carnaval cultural


A Unique Fitness Family Club investr no marketing cultural e patrocina, desde p ano passado, a Companhia de Comédia SeteBelos. Segundo Diogo Salim, diretor administrativo da empresa, a iniciativa acontece com intuito de contribuir para o bem estar dos alunos. “Por ser uma academia voltada para família, o bem estar deve ser também social e emociona e a cultura está inserida nesse contexto”, explica. A SeteBelos apresenta este mês, no Teatro dos Bancários, na 314/315 Sul, um Festival de Carnaval. Durante os quatro dias de festa, serão apresentados quatro espetáculos diferentes. Ao final de cada espetáculo, a Cia. fará o sorteio de uma bolsa com duração de dois meses na Unique.

Spoleto reforça setor de Marketing


A rede Spoleto completa 7 anos no DF, terceiro maior mercado da empresa n Brasil, hoje com 18 lojas na região e 4 em Goiás. A rede tem novo executivo de marketing, Antonio Moreira Leite, que assumiu em janeiro a gerência de Marketing do Spoleto. Funcionário da holding Úmbria, controladora das marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store desde 2005, ele já passou pelo Marketing da Domino’s e foi o responsável pela chegada das temakerias Koni Store a São Paulo, no ano passado. Economista formado pela UFRJ com MBA em Marketing, o executivo teve sua primeira experiência em varejo nas lojas Renner e uma passagem pelo Grupo Brascan. O departamento de Marketing do Spoleto também ganhou reforços.

Carnaval com pizza em dobro na Fornada 33


Quem for ficar em Brasilia no carnaval, pode recuperar os carboidratos perdidos na folia comendo uma pizza na Fornada 33 Pizza Bar, na 402 sul. Boa notícia é a parceria com a operadora de telefonia celular TIM: quem comer uma pizza e apresentar o aparelho da marca Tim ganha outra grátis. A parceria com a TIM é idéia dos sócios mineiros Jaime Tadim e Marcelo Soares Santos, que abriram a Fornada há sete meses. A casa tem características de bar e restaurante, com opção de almoço e de pizza bar à noite. Jaime conta que trouxe de São Paulo um forno à lenha com tecnologia italiana e investiu cerca de R$ 600 mil no empreendimento: a idéia é que ele se pague em 3 anos.

Capacitação em faturamento da área de saúde


O Senac Ceilândia oferece oportunidade de capacitação para quem quer ingressar na área administrativa do segmento de saúde e vai realizar o curso de Faturamento de Convênios Médicos Hospitalares e de Laboratóri¬os. As aulas serão do dia 8 de fevereiro a 9 de março, no horário das 19h às 22h. Durante as 60 horas de curso, os alunos apren¬derão a realizar atividades de controle e cobrança de convênios, regulamen¬tação de planos de saúde, pacotes e glosas de hospitais e laboratórios. Para participar do curso, os interessados devem ser maiores de 18 anos, ter o ensino médio completo e conhecimentos básicos em informáti¬ca. Mais informações: (61) 3313-8877.

Vendas começam ano em queda


A atividade do comércio iniciou o ano de 2010 em queda, após uma sequência de treze variações mensais positivas e dos resultados acima do esperado em dezembro. O movimento do varejo nacional sofreu queda de 0,8% em ja¬neiro de 2010, comparado ao mês de dezembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Co¬mércio. A queda da atividade do co¬mércio em janeiro se deve ao recuo de 0,5% no movimento do setor de Combustíveis e Lubrificantes, tendo em vista as recentes elevações do preço do etanol no varejo nacional.

Bendita Fruta chega a Brasília


O Grupo Parmê, há 37 anos na área de alimentação no Rio, decidiu expandir nacionalmente com a marca Bendita Fruta. Em dezembro passado, inaugurou uma loja e um quiosque em Brasília, no Conjunto Nacional, investimento de R$ 500 mil. O Grupo pretende fechar 2010 com 30 novas lojas no DF, Rio, São Paulo e Salvador, sendo cinco em Brasília. O carro-chefe da Bendita Fruta é o frozen yogurt, servido simples ou acompanhado de frutas, caldas e cereais e suas variações. O modelo atual de negócio é próprio, em parceria com um sócio local que conheça o mercado. Mas há propostas de franquia para os 4 estados: o investimento inicial varia de R$ 100 mil a R$ 260 mil, com taxa de franquia de R$ 15 a 35 mil, prazo médio de retorno de 18 a 36 meses e faturamento médio de R$ 30 a 90 mil.

CFA defende mestrados profissionais


O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Roberto Cardoso, defende os mestrados profissionais para a área de Administração. Esses cursos são uma opção de pós-graduação strictu senso regulamentada no ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o intuito de suprir a carência de pós-graduados preparados para o mercado. Para Cardoso, o mestrado profissional irá agregar ainda mais valor a Administração. “Essa é uma profissão muito pragmática pelas oportunidades que oferece. Ter um curso de pós-graduação com essas características vai ajudar a formar administradores de alto padrão que, com certeza, vão aplicar o conhecimento que possuem na sociedade”, defende.

Setor gráfico do DF espera recuperação


O segmento gráfico foi um dos que apresentaram maior queda em sua atividade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De outubro de 2008 a setembro de 2009, a produção da indústria gráfica brasileira caiu em 3,5% e 4,5% nos nove primeiros meses de 2009, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para Uelton Pereira, diretor comercial da Gráfica Charbel, uma das mais tradicionais de Brasília, as expectativas do segmento para 2010 são de, no mínimo, recuperar o que foi perdido, e, ainda, buscar o crescimento. O otimismo de Uelton não espelha os movimentos do mercado: preços achatados, corte de custos e migração do Setor de Indústria Gráfica para áreas de menor custo.

Brasal Refrigerantes lança Coca-Cola light plus no DF


A Brasal Refrigerantes, empresa do grupo brasiliense Brasal, lançou no mercado do DF a Coca-Cola light plus, lançada no Rio e em São Paulo e já consumida em países como Estados Unidos , Inglaterra, França e Alemanha. A Coca plus atende a segmento de mercado adulto que demanda qualidade, controle de calorias e nutrição: além de ser light e ter baixo teor de calorias, o novo produto também é fonte das vitaminas B3, B6 e B12 e dos minerais magnésio e zinco. Segundo a Coca-Cola Brasil, uma lata do produto supre 23% das necessidades diárias de vitaminas e minerais de um adulto. A empresa afirma que o lançamento é um líder em inovação no mercado, “pontapé inicial de uma nova era de refrigerantes.”

Novo Portal do Empreendedor facilita registro DF

A Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que a partir da segunda quinzena de janeiro o novo Portal do Empreendedor estará no ar, disponibilizando um modelo mais simples para o registro dos empreendedores individuais, sem exigência de entregar formulários em papel nas juntas comerciais, nem assinar documentos presencialmente. Além disso, todas as informações estarão disponíveis em apenas uma tela. Segundo o MDIC, até o final de dezembro foram formalizados 121.910 empreendedores individuais. Esse percentual deve aumentar com o novo. O comércio de Brasília já deu início à temporada de liquidações pós Natal e festas de fim de ano. Os lojistas anunciam todo tipo de descontos de nos seus produtos. No Liberty Mall, quase todas as lojas sinalizaram suas vitrines com descontos que vão até 70%, entre elas as franquias M.Officer, Uncle K, Bambata, Arezzo e Monotropo .Brasília Shopping, Park Shopping e Gilberto Salomão estão fazendo suas promoções em lojas como Avanzzo e Monna. As tradicionais brasilienses Magrella e Ortiga também estão remarcando seus preços em peças de coleções recentes.


REA: benefício fiscal em discussão


O Regime Especial de Apuração (REA) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incentivo fiscal concedido ao setor atacadista do DF, volta a ser objeto de discussão. O Ministério Público do DF (MPDF) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) contra a Lei nº 4.460/08, que instituiu o benefício. O Sindiatacadista-DF entrou com recurso junto ao MPDF como parte interessada no processo, defendendo os empresários locais junto ao Judiciário. O REA foi criado como forma de equiparar as condições tributárias entre as empresas atacadistas locais e as de outros Estados.

Temporada de liquidações Empresários da Rua das Farmácias se mobilizam


Os lojistas da 102/302 Sul, Rua das Farmácias, estão mobilizados contra um problema antigo na área. Os mendigos que residem no local fazem suas necessidades fisiológicas nas calçadas, sujando as quadras e trazendo problemas para quem passa e quem trabalha por ali, além de afastar os consumidores. Rogério Tokarski, diretor presidente da Farmacotécnica, considera a situação drástica: ” As atitudes deles incomodam a todos que frequentam o local e fazem com que as pessoas não venham mais até aqui”. Os empresários esperam sensibilizar as autoridades do DF.

FullDesign: campanha de educação à distância


A agência de publicidade fullDesign lançou este mês a campanha publicitária dos cursos à distância da Universidade Católica de Brasília Virtual para divulgação do primeiro processo seletivo de 2010 dos cursos de graduação, pós-graduação e de extensão. Com o slogan “Sua busca termina e começa aqui: www.catolicavirtual.br“, a campanha da fullDesign mostra os diferenciais da educação à distância a partir do depoimento de alunos da Católica Virtual, de diferentes cidades e perfis. A campanha, veiculada em comerciais de TV, spots de rádio, outdoors, portais da internet e anúncios de jornais e revistas, integra conceitos de tecnologia, interação e humanidade.

Fast-foods mais admirados


Pelo quarto ano consecutivo, o Spoleto ficou entre os três empreendimentos mais admirados do segmento de fast-food do país, segundo pesquisa realizada pela Revista Carta Capital, em outubro. O primeiro lugar é do Mc Donald’s, com 21,29% dos votos, seguido pelo Spoleto, com 13,24% e o Bob’s, com 9,91%. Três aspectos foram destacados na avaliação: inovação, ética e qualidade de produtos e serviços. Outros fatores foram respeito ao consumidor, solidez financeira, qualidade de gestão e responsabilidade social.


Laboratório Sabin, melhor em gestão de pessoas

A Hewitt Associates, consultoria em empresas prestadoras de serviços, premiou o Laboratório Sabin, maior da região Centro-Oeste, especializado em análises clínicas, com o segundo lugar entre As Melhores Empresas na Gestão de Pessoas na categoria de companhias com 501 a 1000 funcionários. O prêmio não é novidade para o laboratório, que já ficou em primeiro lugar na edição do ano passado. Para a superintendente de administração e de RH do Sabin, Marly Vidal, a nova conquista significa a validação do diferencial do Sabin no mercado: as políticas voltadas para as pessoas.

Suspensão da exigibilidade de crédito tributário

O Sindicato dos Atacadistas do DF (Sindicatacadista-DF) conseguiu, em caráter liminar, a suspensão da exigibilidade do crédito tributário referente à incidência de contribuição previdenciária sobre os pagamentos de ações como aviso prévio indenizatório e 13º salário proporcional ao aviso prévio indenizado, auxílios doença e maternidade, férias e adicional de férias. Para atender aos empresários associados, o Sindicato firmou parceria com escritório de advogados que atenderá não só a questão da suspensão da exigibilidade como outras relacionadas à aplicação da legislação às questões de mercado. Para o presidente do Sindicato, Fábio Carvalho, a parceria jurídica dará suporte aos empresários para planejarem seus investimentos.

Brasília Fashion Festival: Para você… Brasília!


A sexta edição do Brasília Fashion Festival (BFF) movimenta cerca de R$ 1milhão e meio. Esse é o investimento total para que o evento se realize. O festival gera ainda 300 empregos diretos e 600 indiretos, e a previsão é de que receba em torno de 5 mil convidados por dia ao longo de três dias de evento. O BFF será realizado de 31 de outubro a 2 de novembro, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel. O tema desta edição é Para Você… Brasília e reunirá moda, música, compromisso social, turismo e negócios. Este será o primeiro ano em que o BFF se tornará o maior encontro de moda, negócios, cultura, turismo e inclusão social já realizado no Distrito Federal.

Outback contrata em Brasília


O Outback Steakhouse de Brasília faz novas contratações de funcionários. A rede de restaurantes oferece vagas em cinco diferentes funções: waiters (atendentes de mesa), bartenders (atendentes de bar), hostess (que recepcionam os clientes e os conduzem até as mesas), busses (responsáveis pela limpeza e organização do restaurante) e auxiliares de cozinha. Os interessados podem entregar o currículo no próprio Outback, todas as segundas-feiras, das 15h às 17h. Para ser um Outbacker,o candidato não precisa ter experiência anterior, pois o Outback oferece um completo sistema de treinamento para cada uma das funções a serem desempenhadas com base nos princípios da rede.

Agittus

A Agittus, empresa brasiliense que atua há 12 anos no mercado regional, está lançando coleção de verão acompanhando as diversas tendências da moda a preços accessíveis. A empresa tem buscado novidades nos principais encontros de negócios, nacionais e internacionais, para atender o mercado do DF e entorno. Para Kerginaldo Dutra, sócio da Agittus, o mais importante é estar sintonizado com as tendências: “Tenho visitado feiras de grande peso e pesquisado os lançamentos na Europa. E trouxemos o que mais se destaca em cada estilo para atender todos os nossos perfis de consumidor. Nosso objetivo é que a Agittus tenha sempre o melhor da moda para oferecer e satisfazer nossos clientes”.

M. Garzon: imóveis por celular


O serviço M.Garzon Mobile está disponível desde setembro. O investimento da empresa na tecnologia Smartfone busca a facilidade de acesso às ofertas imobiliárias pelos usuários desta tecnologia. O objetivo é a funcionalidade do serviço na oferta de imóveis para investimento ou moradia. A nova ferramenta aumenta a visibilidade da empresa, já que muitos clientes preferem acessar os empreendimentos pelo i-Phone: o serviço aumenta a exposição dos produtos. A M. Garzon vai potencializar a ferramenta para otimizar os resultados da equipe de e-commerce, com a finalidade de, até o final de 2010, fechar 30% das vendas da empresa através da equipe de e-commerce.


Spoleto no Sudoeste


spoleto

A rede de culinária italiana Spoleto ainda tem muito espaço de mercado no DF e abriu nova loja em Brasília, dessa vez no Sudoeste. Desde a semana passada, a nova loja da franquia passou a funcionar, abrindo todos os dias da semana, durante 24 horas. A unidade foi inaugurada com o novo layout da marca, alterado recentemente em todas as franquias do país. Além do cardápio já conhecido, a loja do Sudoeste oferece os dois novos pratos do Spoleto, a Pasta al Basílico e o Spaghetti a Carboni. Os lançamentos fazem parte do cardápio de receitas prontas e exclusivas do restaurante, que muda a cada 30 dias. A franquia tem prevista a inauguração de mais uma loja neste semestre, na região do Lago Sul.

Emplavi: Melhor Prática de Estágio


A Emplavi recebeu pela segunda vez consecutiva, na categoria Grande Empresa, o prêmio “Melhores Práticas de Estágio”, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF). A premiação tem o objetivo de identificar e divulgar as melhores práticas de estágio de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, além de organizações públicas e privadas e órgãos da administração pública direta. De acordo com o presidente da Emplavi, Gil Pereira, a empresa busca oferecer boas condições de trabalho para os colaboradores, inclusive, para os que ainda são estudantes. A construtora também incentiva os estagiários a serem profissionais competentes e comprometidos.

TIC no DF

Caminha o Programa de Incentivo a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do DF. Os empresários do setor têm interesse especial no disposto pelo artigo 5 do PL, que diz que “Nas contratações de produtos e serviços de TIC pelos órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica, fundacional e empresas públicas do Governo do Distrito Federal, deverá ser destinado o valor referente a 5% (cinco por cento) do total de investimentos em TIC indicados no Plano Diretor de Gestão da Informação do Distrito Federal – PDGI a produtos e serviços de base tecnológica nacional”.

Empada Brasil

A Empada Brasil ampliou as possi­bilidades de negócios no DF. A empresa oferece quiosques como opção de fran­quia da marca. A iniciativa tem como objetivo aumentar as ven­das e as áreas de abrangência da marca. Uma das principais vantagens é o barateamento do custo para implementação do negócio. Mais informa­ções pelo site www.empadabrasil.com.br.

Vendas do Dia das Crianças no DF


De acordo com levantamen­to realizado pelo Instituto Fecomércio, os lojistas do DF estimam um acréscimo de 8,18% nas vendas em função do Dia das Crianças. O segmento mais otimista é o de lojas de departamento, com expectativa positiva de 16,71%, seguido pelo vestuário, com 5,84%. O setor de hipermercados é o mais caute­loso, e estima que as vendas tenham tido aumento de 6%. O valor médio gasto em presentes deve ser de R$ 52,28. Os es­toques dos lojistas foram aumentados, em média, em 20,06%. O segmento que mais investiu no reforço de estoque foi o de brinque­dos, com um aporte extra de 25,73%. Em relação às estratégias de ven­das, 61,8% dos lojistas utilizaram promoções para atrair o consumidor e 11,9% usaram brindes.

Lei das MPEs no DF

A aprovação do projeto de regula­mentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no DF vai beneficiar mais de 150 mil empreendedores do DF com a ampliação dos benefícios já concedidos pela lei federal pelo governo distrital. As MPEs com renda anual bruta até R$ 60 mil serão favorecidas pela redução de ICMS e ISS para R$ 1 e R$ 5, nos co­mércio e indústria, respectivamente. Segundo o governador José Arruda, vai ser facilitado também o acesso ao BRB e às linhas de crédito do banco. “Os mi­cro empresários terão agora o mesmo tra­tamento do empreendedor individual. Eles são fundamentais para a economia do DF e merecem os benefícios“, afirmou o senador Adelmir Santana.

Pão de Açúcar oferece postos de trabalho

O Grupo Pão de Açúcar amplia sua atuação na vida econômica do DF e abre mais de 300 vagas para as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar da região. As oportunidades são para os cargos de açougueiro, peixeiro, operador de caixa e repositor. Não há necessidade de experiência nas áreas. As vagas são efetivas e para contratação imediata. Há disponibilidade para contratação de profissionais portadores de deficiência física. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e ensino médio completo (comprovado por certificado de conclusão). Entre os benefícios oferecidos estão: convênio médico e odontológico, refeição e seguro de vida. Todas as vagas efetivas obedecem à legislação trabalhista. Os currículos devem ser entregues na entrada lateral da loja Pão de Açúcar da W3 Sul (516 Sul), aos cuidados de Larissa Horta, com o título “Currículo 2010”.

FullDesign aposta nas redes sociais

Hoje, não se pode imaginar o mundo sem orkut, blogs, twitter ou YouTube, mas as redes sociais na web são um espaço de potencial ainda pouco explorado. “As redes sociais se configuram como valiosa fonte de informação sobre as segmentações do mercado consumidor”, afirma Fabiano Abreu, diretor de planejamento da fullDesign Comunicação Integrada. Fabiano ressalta uma pesquisa realizada pela Bullet, na qual evidencia que 69% das pessoas sensibilizadas pela estratégia de Marketing na Rede já seguiram perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias, e 54% dos usuários da Internet consideram interessante a publicidade no Twitter. A fullDesign surgiu da necessidade desses empreendedores atenderem a demanda por soluções completas em comunicação e há 5 anos aposta no conceito de Comunicação Integrada, que propõe a interação entre todas as mídias.

Sindiatacadista do DF: sede reformada

O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF) está de cara nova e inaugura a reforma da sede da entidade, localizada em Taguatinga. Com início em abril, a reforma do local contou com a mudança dos móveis e a nova decoração dos ambientes. Nesse período, ocorreu também a redistribuição dos espaços, como sala de reuniões, recepção, copa e banheiros. A sede possui, agora, ar-condicionado central, projetores, telões e um mini-auditório com capacidade para 25 pessoas. Atualmente, o local comporta os 10 funcionários da equipe e recebe, diariamente, empresários do setor para realizar encontros de negócios. Desta forma, o Sindicato procura estar melhor equipado para atender seus associados.

Alameda Shopping no mês das crianças

Em outubro, mês das crianças, o Alameda Shopping se preparou para montar toda a estratégia de vendas tendo como foco agradar a criançada. O centro de compras preparou uma programação cultural com espetáculos teatrais, que acontecerão aos sábados e domingos, às 16h, na Praça Central do shopping. Além dos espetáculos, o shopping oferece ainda algumas opções de promoções de brinquedos e roupas infantis. De acordo com o gerente de Marketing do Alameda Shopping, Alexandre Mendes, a data representa um período de aceleração nas vendas. “Acreditamos que as lojas do segmento infantil, neste ano, terão um acréscimo nas vendas de 9%,em relação ao mesmo período de 2008″, revela.

Disbrave: 50 anos no DF


A Disbrave é um dos grupos mais respeitados de Brasília e gera empregos para cerca de 800 pessoas. Além das concessionárias, o Grupo também tem 4 postos de gasolina. Em 2008, a empresa fechou o ano com receita de mais de R$ 331 milhões, crescimento de 16% em relação ao ano anterior. A Disbrave tem planos para expansão de seus negócios, entre eles a aquisição de outras bandeiras de automóveis, expansão da rede de postos de gasolina para 12 unidades e investimento de R$ 60 milhões em construção civil. Orlando Taurisano montou uma revenda Volkswagen em 1959, antes mesmo da inauguração de Brasília, em um barracão de madeira no Núcleo Bandeirante. Em pouco tempo, passou para a Asa Sul e, em 1968, instalou-se em um terreno de 15 mil m2 na W3 Norte, onde está localizada a Disbrave até hoje.

Cursos para micro e pequenos empresários

Empreendedores brasilienses podem se inscrever gratuitamente em capacitações de curta duração nas áreas de gestão, finanças, marketing e vendas e negociação. Os cursos fa¬zem parte do Programa de Fortaleci¬mento do Sistema Associativo das Mi¬croempresas e Empresas de Pequeno Porte do DF, que foi lançado na terça-feira (08), no auditório do Senac. A iniciativa é importante pela representatividade na conquista de benefícios para grupos organizados. A Lei Geral, que prevê o tratamen¬to diferenciado às micro e pequenas empresas, é uma realidade graças à mobilização de entidades representa¬tivas dos interesses dos pequenos ne¬gócios. Mais informações: (61) 3581-3290.

Novas lojas no Alameda Shopping

O segundo semestre de 2009 começa com novos investimentos no Alameda Shopping, com a inauguração de novas lojas que oferecem novidades em produtos e serviços. O aumento e expansão das lojas do Shopping estão alinhados com a preocupação da administração do mall em oferecer mais e melhores opções ao público brasiliense. Entre as novidades, novas lojas de serviços de viagens e turismo. A Praça de Alimentação do Shopping passa a oferecer lojas inéditas ao mercado gastronômico brasiliense. A loja de comida árabe Doner Kebab, inaugurada em agosto, é investimento de R$ 65 mil. A rede de autolanches Lanchão & Cia foi inaugurada com investimento de R$ 300 mil. Há ainda o Via Veneto Café, investimento de R$ 70 mil.

Brasal comemora Reserva Noroeste

A Brasal Incorporações será a primeira incorporadora a construir no Noroeste. A empresa lançou na última semana o Reserva Noroeste, um empreendimento exclusivo, com as características dos lançamentos da Brasal. As vendas foram fechadas em tempo recorde: em apenas três dias, 95 % dos apartamentos disponíveis foram negociados. Das 84 unidades de 3 e 4 quartos colocadas à venda, 78 foram adquiridas por investidores e moradores do Plano Piloto que apostam no investimento no primeiro bairro ecológico do país: o local onde será construído o Reserva Noroeste está tomado pelo cerrado nativo. “Foi uma verdadeira corrida pelos apartamentos e ficamos extremamente felizes com o resultado”, comemora Dilton Junqueira, diretor da Brasal Incorporações.

Congresso Fenabrave em Brasília


O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, será sede do XIX Congresso Fenabrave, de 12 a 14 de setembro. A programação do evento apresenta mais de 30 atividades, entre superworkshops, workshops e mesas redondas, além da ExpoFenabrave, feira de negócios voltada ao setor da distribuição automotiva, com mais de 40 expositores como montadoras e fornecedores de vários produtos e serviços para concessionárias. O Congresso Fenabrave é o segundo maior evento mundial da distribuição de veículos e vai discutir os desafios e oportunidades do setor nos próximos anos, além de apresentar as últimas tendências do setor automobilístico. A programação atenderá a todos os segmentos: automóveis, comerciais leves, caminhões, motos, tratores e máquinas agrícolas e implementos rodoviários.

Antecipação do 13° aumenta vendas

O comércio de Brasília tem expectativa de aumento de vendas para as próximas semanas. É que, de 25 de agosto até o dia 8 de setembro, 22 milhões e 800 mil aposenta¬dos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a antecipa¬ção de 50% do 13º salário. A primeira parcela do abono representa uma injeção extra na economia de R$ 7,98 bilhões, nos meses de agosto e setembro, o que deve incrementar as ven¬das do comércio. Para o presidente da Fecomércio/ DF, senador Adelmir Santana, este período chega a representar um Na¬tal antecipado Os empresários se preparam para atrair este público e devem oferecer descontos e promoções. Esse é o quarto ano no qual os beneficiários da Pre¬vidência Social recebem antecipada¬mente uma parcela da gratificação.

3º Bazar Terraço Shopping


Em agosto, o Terraço Shopping promove a terceira edição do seu Bazar, ação de marketing que une todos os lojistas nos descontos de final de estação. Durante os dias 27, 28 e 29 deste mês, os descontos nos produtos ofertados pode chegar a 70%. As ofertas englobam os produtos de todas as grandes marcas do shopping, oportunidade para quem não dispensa as tendências da moda por preços especiais. Nos estandes, poderão ser encontradas as novidades e tendências da próxima estação, primavera/verão, além das promoções da coleção outono/inverno e produtos de anos anteriores. Para reforçar a campanha de marketing do shopping, haverá sorteios de vale-compras no valor de R$ 2,5 mil. O Terraço Shopping espera aumentar vendas e o fluxo de pessoas nos dias das promoções.

Recorde de venda de automóveis no DF

A venda de veículos zero quilômetro no Distrito Federal continua passando ao largo da crise, segundo os resultados apurados pelos empresários do setor automotivo. Dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF) mostram que julho registrou a melhor marca de vendas em relação ao mesmo mês dos anos anteriores e o segundo maior volume de venda dos últimos seis anos, atrás apenas das unidades vendidas em junho de 2009. Em relação a julho de 2008, o aumento foi de 9,21%. Com esse crescimento das vendas, o acumulado do ano também é o maior dos últimos anos. A isenção do IPI foi prorrogada e o imposto subirá gradualmente entre outubro deste ano e janeiro de 2010.

O DF no Conselho Nacional de Combate à Pirataria

O empresário Ricardo Caldas, da Telemikro, foi convidado para reintegrar, por mais dois anos, como representante titular da Confederação Nacional da Indústria, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual, presidido pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto. “Trata-se de um trabalho importante, na medida em que o setor industrial é altamente prejudicado pela pirataria. Por causa dele, estamos melhorando comparativamente a posição brasileira, buscando reduzir os índices deste delito”, comenta Caldas. A Telemikro é empresa brasiliense que desenvolve soluções estratégicas para gestão de conteúdo corporativo que proporcionem às organizações produtos diferenciados para reduzir custos, tornando os processos de gestão empresarial mais ágeis e dinâmicos.

Empresários do SIA reivindicam melhorias


Os empresários do SIA defendem a construção dos viadutos de ligação do SIA com o Plano Piloto sobre a EPTG e de ligação do SIA com o Cruzeiro e Octogonal, na seqüência da pista da ANVISA/Trecho 6. A Associação das Empresas do Setor de Indústria, Abastecimento, Transportes, Cargas e Inflamáveis (AESIATI) continua seu trabalho junto com a administração regional local e representantes de órgãos do governo na discussão de soluções para a questão viária do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). “Desde que se tornou a 29ª Região Administrativa do DF, em 2005, muitas obras de trânsito importantes foram realizadas, mas o problema ainda foi solucionado. As vias existentes não são suficientes para suprir o movimento de tantos automóveis, principalmente nos horários de pico, que deixam o trânsito ainda mais pesado”, afirma Hélio Aveiro, presidente da AESIATI.

Brasília, mercado alvo do “ luxo”


Brasília foi apontada, segundo a pesquisa “O mercado do luxo no Brasil”, realizada pela MCF Consultoria & Conhecimento, como a cidade mais promissora no segmento de produtos com marcas luxo e premium no país, fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2008, a capital federal foi responsável pela parcela de 23% do total da expansão do mercado de artigos de luxo, que movimentou US$ 5 bilhões e 990 milhões em todo o Brasil. Em 2009, este segmento tem previsão de crescimento da ordem de 8%, movimentando cerca de US$ 6,45 bilhões, segundo a pesquisa. Por isso, Brasília foi citada como oportunidade de investimento por 48% dos empresários do setor. A Mercaddo Marketing & Endomarketing promove o curso “O Negócio do Luxo”, com duração de 2 dias, marcado para 20 e 21 de agosto.

“Gerundismo” da Produradoria Geral do DF


Conta um leitor do fiscodf.spaceblog.com.br que, no seu primeiro ano de mandato, o governador Arruda, informado sobre a baixa produtividade dos servidores na Secretaria de Estado da Fazenda, enviou um ofício à Procuradoria Geral do DF solicitando uma análise técnico-jurídica sobre a possibilidade de reorganizar a carreira de Auditoria Tributária e otimizar seus recursos humanos – menos de 10% dos servidores exercem a atividade fim (auditoria). Na época, foi aberto o processo administrativo n° 0410.005973/2007. Diz o leitor: “ não se sabe o motivo, se por corporativismo ou ineficiência, no último dia 13 de julho completaram 650 dias que esse processo está em análise. A resposta na Procuradoria já foi decorada por todos: “estamos analisANDO” . “Gerundismo” ou ilegalidade?”


Bons Ventos na Feira do Empreendedor

Os bons ventos da Feira do Empreendedor garantiram ao evento sucesso maior do que o esperado. Os resultados, ainda parciais, demonstram que a Feira superou a marca do ano passado. Maria Eulália, diretora do Sebrae-DF, acredita que mais de 20 mil pessoas visitaram a Feira este ano, possibilitando ao Sebrae multiplicar as idéias de acessibilidade, responsabilidade social, gestão ambiental e inclusão social pelo empresariado local. Além das atividades promotoras de capacitação e demonstração de operações empresariais em diversos segmentos, estima-se que o evento tenha movimentado mais de R$ 12 milhões em rodadas de negócios durante o período do dia 22 (quarta-feira) ao dia 26 (domingo).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: